terça-feira, 27 de julho de 2010

DÉCIMO TERCEIRO DIA

12/05/2010 - Saímos de Ilhéus às 8:40h. Fomos pela estrada vicinal beira mar onde se encontra as Praias do Norte de Ilhéus. Do Mirante, observamos uma paisagem encantadora, com praias limpas e maravilhosas.






Na foto ao lado: Eu e a Célia no
Mirante. Praia litoral norte de
Ilhéus - BA.










Na foto ao lado: Alberto e Vera
no Mirante. Praia litoral Norte
de Ilhéus – (BA)






Passamos pelo Municipio de Uruçucaca (BA); trevo de Itacaré (BA); ponte do Rio de Contas; Caruaru (BA), onde se nota muita pobreza; Igrapiuna (BA); Ituberá(BA); Nilo Peçanha (BA); Taperoá (BA) e Valença (BA) que é a maior cidade da região chamada de "Costa do Dendê", que vai de Cairu até a própria Valença. Cidade colonial da segunda metade do século XVIII, detém um valioso patrimônio arquitetônico e cultural, presente nas suas calçadas de pedras irregulares, nos sobrados coloniais e nas ruínas da antiga fábrica de tecidos. Economicante importante para a região durante o passado, a cidade preserva construções dos séculos XVIII e XIX no seu centro. A maioria ainda abriga órgãos públicos e pode ser visitada por dentro. É difícil cruzar a cidade sem ser abordado por guias de bicicleta que te oferecem orientação. Chegam a ser inconvenientes na abordagem quase que obrigando os motoristas a utilizarem de seus serviços. Correm na frente, fazem gestos com as mãos indicando o caminho e quando chegam ao destino exigem a recompensa. O nosso guia oferecido não se contentou com o valor que o Alberto lhe deu; exigiu mais. Chamou o Alberto de Paulista, querendo insinuar que Paulista é muchiba.
Dali seguimos até Nazaré (BA), onde almoçamos. Continuamos o nosso trajeto, passando por Vera Cruz (BA) e embarcamos na Balsa (Ferry Boat), no Porto de Itaparica depois de 1:30h de espera. A travessia durou mais de uma hora até o desembarque no Porto de Bom Despacho. Chegamos em Salvador às 18:00 h e hospedamo-nos na Pousada Solumar – Av. Amaralina. Tomamos um lanche numa Lanchonete ao lado da Pousada e fomos dormir.



Na foto ao lado: A cidade de Valença – (BA).
Cidade colonial da segunda metade
do século XVIII.



Na foto ao lado: Vista de Salvador
de dentro da Balsa.
Travessia de Itaparica para Salvador

Nenhum comentário:

Postar um comentário