terça-feira, 27 de julho de 2010

DÉCIMO DIA

09/05/2010 - Levantamos às 5:30 h para ver o nascer do sol. Fizemos uma bela caminhada na Praia, tiramos fotos e voltamos à Pousada para tomar café. Depois, pegamos o carro e fomos conhecer o Arraial D’ajuda, que é um distrito de Porto Seguro. De Porto Seguro ao Arraial D’ajuda, a travessia é feita de balsa pelo Rio Buranhém e demora uns 10 minutos. O lugar é maravilhoso. Visitamos o centro Histórico, a Igreja Nossa Senhora D’Ajuda, construída em 1545/1551, à fonte milagrosa e um lugarejo com edificações antigas. Segundo informações, a construção de prédios é proibida pelo Patrimônio Histórico e as casas podem alcançar somente dois andares. Batizado com esse nome de tradição cristã-branca – foi mais uma homenagem a Tomé de Souza e a aos primeiros jesuítas que lá chegaram em 1549, com suas três naus: conceição, salvador, e ajuda – que viriam a ser nomes da cidade e de suas primeiras igrejas. A construção da igreja de Nossa Senhora da Ajuda, propriamente começou em 1550, pois os jesuítas só chegaram ao final de dezembro de 1549. Hoje é um grande encontro de fiéis. Almoçamos no Restaurante Portinha à beira da Praia da Pitinga. O lugar é bonito, as praias são semi desertas e as casas possuem arquitetura diferente, as estradas estreitas, muita curva, muita mata nativa, coqueiros e muita paz. No quintal do Restaurante conhecemos o fruto e o pé de Mangaba. Arraial D’Ajuda pode ser dividido em “alto e baixo”. Em baixo, tem acesso às praias do Apaga fogo e Delegado, além de ter acesso às balsas que atravessam o rio Buranhém para poder ir para Porto Seguro. Acima tem o centro que fica a rua Mucugê e o Bairro Novo. Os eventos folclóricos e as festas, são, em sua maioria, tradições que os portugueses introduziram, de cunho religioso, para festejar e anunciar a chegada do Messias. Louvação aos três Reis Magos e que se comemora durante o ciclo natalino até os primeiros dias de janeiro, uma herança de comemoração do velho mundo para o mundo novo e que até hoje se reflete. Outra festa é a de São Brás.
Voltamos para Porto Seguro. À noite assistimos à missa na Igreja Nossa Senhora do Brasil, que pertence à Paróquia Nossa Senhora da Pena. Depois comemos uma Pizza na Praça de alimentação com música ao vivo.


Na foto ao lado:
Eu e a Célia.
Travessia de Balsa de Porto
Seguro para o Arraial D’Ajuda.




Na foto ao lado:
Alberto e Vera.
Travessia de Balsa de Porto
Seguro para o Arraial D’Ajuda.








Na foto ao lado:
Igreja N.S. D’Ajuda,
construída pelos jesuítas
– 1549/1551 – Arraial D’Ajuda – (BA).








Na foto ao lado:
Arraial D’Ajuda – (BA).










Na foto ao lado:
Piscina natural, Praia da Pitinga
em Arraial D’Ajuda – (BA).






A praia de Pitinga é banhada com água morna e transparente, cheia de encantos, com ondas fortes que quebram nos recifes próximos a orla, mar esverdeado, falésias por todos os lados e areia fofa.
Na maré baixa, formam piscinas naturais, que acabam sendo melhores para o banho e o principal atrativo local.
Pitinga é definida como uma das mais belas e exóticas praias do litoral Brasileiro e é a mais procurada da orla do Sul. Além dessas belezas, a praia tem ainda como atração os paredões de calcário, coqueiros cortados pelas falésias altíssimas e as cabanas de praia.
Vôos de parapente podem ser realizados do alto das falésias da praia e durante esse passeio é possível visualizar o Monte Pascal, o primeiro ponto de terra firme avistado pela tripulação de Pedro Álvares Cabral.




Na foto ao lado: Praia da Pitinga,
Arraial D’Ajuda
em Porto Seguro (BA).








Na foto ao lado:
Nós no Restaurante Portinha,
Arraial D’Ajuda
em Porto Seguro – (BA).






Na foto ao lado, Célia e Vera,
sentadas na Tenda.
Restaurante Portinha
em Arraial D’Ajuda – Porto Seguro - (BA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário