terça-feira, 27 de julho de 2010

DÉCIMO PRIMEIRO DIA

10/05/2010 - No café da manhã, entre as variedades colocadas à mesa, eu experimentei o suco de umbu e achei muito bom.
Acertamos a conta no Hotel e, ao sair, o carro arriou a bateria e fez-se necessário uma intervenção puxando carga de outro carro, a popular chupeta. Dali, fomos procurar uma oficina e encontramos uma na saída da cidade chamada “FOX CAR”. O Alberto colocou uma bateria nova no carro, depois voltamos para conhecer o Memorial da Epopéia do Descobrimento. O local retrata o descobrimento do Brasil. Na entrada, onde é feita a recepção, a cobertura é de capim piaçaba, o que demonstra a rusticidade do ambiente. Foi-nos disponibilizado um guia cujo nome era Raike, um jovem aparentando uns 15 anos e que se portava com uma desenvoltura fora do comum. Relatou-nos os fatos históricos e pitorescos do descobrimento, inclusive nos fazendo lembrar que a Naus de Cabral não eram Santa Maria, Pinta e Nina e sim: El Rei; Anunciada e Vitória, para decepção do meu compadre Alberto e de um cidadão que estava ao nosso lado que ao serem indagados, pelo menor, foram rápidos na resposta, soletrando as três primeiras, em coro, com ar orgulhosos enaltecendos suas memórias. O rapaz deu-nos tanta informação que seria impossível memorizá-las na totalidade, mas, algumas curiosidades ficaram incrustradas na nossa memória, como àquela que mistura de urucum com Jenipapo, na sombra fica preto, no sol fica azul. Depois de uma verdadeira aula de história, botamos o pé na estrada e paramos para almoçar em Itagimirim (BA). Após a refeição, seguimos viagem passando por Itabuna e chegamos a Ilhéus (BA) às 17:00 h. Ficamos na pousada Pérola do Mar que está localizada na Praia dos Milionários, litoral sul de Ilhéus. A estrada até Ilhéus está muito boa com alguns trechos recapeados recentemente. As estradas são muito sinuosas, mas com uma riqueza natural muito grande. Vimos lavoura de cacau, banana, café e coco nativo. No caminho encontramos muita gente, inclusive crianças vendendo de tudo. À noite, demos uma volta pela cidade e fomos jantar numa espagheteria.

Na foto ao lado; Visão interna da
Caravela de Cabral
em Porto Seguro (BA).

Na foto ao lado: Réplica da Caravela de Cabral.
Memorial do Descobrimento
em Porto Seguro – (BA).

Na foto ao lado: O Interior da
Oca Indígena.
Memorial do Descobrimento
em Porto Seguro – (BA).

Na foto abaixo: Pousa Pérola do Mar – Litoral Sul – Ilhéus – (BA)